Arteterapia junto a crianças com deficiênciavisual – Reflexões
- departarteterapia
- 18 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
No dia 18/3 tivemos o Encontro Online Arteterapia junto a crianças com deficiência visual – Reflexões com a Psicóloga, Gestalt Terapeuta e Arteterapeuta Marcela Mayumi. Marcela trouxe a sua experiência como contratada em um serviço de reabilitação visual infantil na fase final do curso de Arteterapia e que resultou no seu Trabalho de Conclusão de Curso. De maneira muito franca, contou sobre o seu desconhecimento inicial e dos questionamentos a respeito de como é a vida de um deficiente visual. Propôs que o grupo pensasse sobre a deficiência visual e registrasse no chat as emoções, sensações e pensamentos que chegavam a cada um.
No decorrer do encontro apresentou um rico e abrangente material, de onde podemos destacar a importância da visão na integração sensorial, a diferenciação entre cegueira e baixa visão, a deficiência visual (DV) na infância e a reabilitação, a consideração das diferentes condições clínicas, o desenvolvimento da criança com DV, a necessidade da compreensão da DV e o olhar para a singularidades e potencialidades de cada indivíduo. Apontou as possibilidades de contribuição da Arteterapia e as também as particularidades e cuidados necessários nesse trabalho. Falou da sua participação como integrante de uma equipe multidisciplinar de estimulação sensorial e do trabalho realizado com um grupo de pais. Propôs que os participantes realizassem experimentos simulando campos visuais reduzidos em atividades do dia a dia, a fim de perceberem os desafios enfrentados pelas pessoas DV. Por fim, alguns presentes compartilharam experiências e relatos que emocionaram a todos. Marcela com delicadeza e competência, nos proporcionou um encontro cheio de aprendizados e de onde saímos com uma maior compreensão deste universo que muitas vezes não enxergamos.
Há alguns meses vi um anúncio discreto enquanto navegava em um site local sobre turismo nas praias de Tofo. Curioso, cliquei e acabei desembarcando no plinko online . No início, achei que fosse algo complicado, mas bastou um tutorial rápido para entender que tudo se resume a soltar bolinhas e torcer para cair no lugar certo. Foi nesse momento que percebi o quanto cassinos virtuais podem ser práticos, especialmente para quem mora em províncias mais afastadas em Moçambique. Ganhei uma quantia interessante, o que me fez recomendar o jogo aos meus colegas.