top of page
Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

Dep. Arteterapia

A  história do Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae inicia-se em 1989, quando Selma Ciornai propôs à Diretoria, por sugestão de Therese Tellegen, um novo curso de aperfeiçoamento em Arteterapia e convida João Augusto Frayse Pereira (professor de psicologia da arte da USP) para compor o corpo docente.

 

Ressaltamos que é importante destacar o pioneirismo de Selma Ciornai em sua formação realizada inicialmente por estudos de Arteterapia na Universidade de Haifa em Israel no período de 1975/76, e posteriormente nos Estados Unidos com mestrado em Arteterapia e formação em Gestalt-terapia, tendo também estudado Arteterapia com Vija Lusebrink e Janie Rhyne. De volta ao Brasil, em 1983 recebe o título de credenciamento da Associação Americana de Arteterapia - ATR, que reconhece a capacitação profissional para ensino e supervisão.

 

A partir de 1990 o Instituto Sedes Sapientiae passa a oferecer o primeiro curso de formação em Arteterapia constituindo-se em um dos pólos pioneiros de Arteterapia no Brasil. No livro Percursos em Arteterapia Selma Ciornai apresenta uma narrativa enriquecedora da sua história pessoal, bem como do início da formação e a implantação do curso de forma poética.

 

"Penso então que esse percurso pode ser visto como o das árvores que, tendo suas raízes em solo fértil, crescem com um tronco sólido e ramificam-se em várias direções, gerando flores, frutos e sementes - que, por sua vez, às vezes, levadas pelos ventos da vida, dão origem a novas árvores em novos terrenos e jardins..." (Ciornai, 2004)


A equipe docente foi se ampliando, enriquecendo-se com os professores formados nas primeiras turmas, alguns dos quais já desenvolviam um trabalho visionário com arte no âmbito terapêutico em suas especialidades (psicologia, psicopedagogia, reabilitação e arte educação), expandindo a equipe docente e diversificando seus projetos graças às diversas contribuições e colaborações. Ao longo dos  anos conquistamos respeitabilidade e credibilidade, tornando-se referência importante no campo da arteterapia Brasil e mesmo em outros países, como Portugal, Espanha, Chile e Argentina. É nosso interesse continuar a contribuir para o avanço da arteterapia a fim de que possa ser reconhecida como uma especialização específica e valiosa nos mais variados contextos terapêuticos, ajudando a construir uma identidade sólida para os arteterapeutas.

 

 O Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae desde seu início tem em seu currículo de formação  22 (vinte e duas) turmas no curso semanal e 04 (quatro) turmas no curso mensal até a presente data.

 

Neste percurso o Departamento de Arteterapia  pode contar com  um total 202 profissionais  formados em Arteterapia até 2014, em formação atualmente 105 alunos sendo  que destes 54 no curso semanal  e 51 no curso mensal. O que resulta em um total de 307 arteterapeutas formados ou em formação.

 

 

 Linha do Tempo:

 

1989 - Curso de Aperfeiçoamento em Arteterapia

1990 - Curso de Especialização em Arteterapia (semanal)

2004 - Coletânea de Livros Percursos em Arteterapia

2014 - Curso de Especialização em Arteterapia (mensal)

bottom of page